terça-feira, 30 de outubro de 2012

Você e a pílula

 
Este post vai proporcionar informações úteis e respostas sobre o anticoncepcional. Mas não esqueça, não é aconselhável tomar por conta própria, pois algumas pílulas aumentam ou diminuem a quantidade de hormônios no corpo, podendo causar mais acnes ou seborreia. Qualquer dúvida que não tenha sido esclarecida, não deixe de perguntar ao seu ginecologista!
 
Como o anticoncepcional funciona?
A pílula contém dois componentes semelhantes a dois hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, Os hormônios contidos na pílula evitam que os órgãos reprodutores da mulher fiquem preparados para a gravidez.
 
Como a pílula evita a gravidez?
Impede o ovário de liberar o óvulo;
Evita que o espermatozoide do homem penetre no útero engrossando o muco ao redor do colo uterino da mulher, afim de formar uma barreira natural.
 Quais são os benefícios do anticoncepcional?
Além de evitar a gravidez, os anticoncepcionais podem proporcionar vários benefícios à saúde: Menor probabilidade de desenvolver cistos ovarianos, proteção contra a doença inflamatória pélvica (DIP), menor ocorrência de cistos não cancerosos nos seios, períodos menstruais mais regulares, fluxo menstrual mais leve, menos cólicas menstruais.


Com o anticoncepcional é possível tratar doenças causadas pelo aumento de hormônios andrógenos, geralmente a pílula reduz a exceção das glândulas sebáceas, essas glândulas fazem aparecer acnes e a oleosidade da pele. Percebemos a diminuição de acnes depois de três a quatro meses de uso do anticoncepcional. A oleosidade do cabelo também desaparece. Os pelos no rosto desaparecem ou diminuem. O anticoncepcional trata de ovários policísticos.





Preciso parar de tomar a pílula, após usá-la por muito tempo?

Você pode continuar usando a pílula até não desejar mais a contracepção ou só deve parar, se seu ginecologista recomendar que pare, por motivos de saúde!

 Existe contra indicações?

Você deve informar o medico de antecedentes familiares ou se você tiver algumas dessas doenças: Trombose, problema de circulação, derrame cerebral, ataque cardíaco, diabetes, pancreatite, icterícia, câncer, tumor no fígado, sangramento vaginal, pressão arterial elevada, colesterol alto ou hipersensibilidade de algum dos componentes da pílula.
Como usar?
O tratamento inicia-se no primeiro dia de menstruação. Retira-se a primeira pílula correspondente ao dia da semana. (Ex: menstruou na quarta feira, tira uma pílula no mesmo dia, na cartela). Você pode escolher qualquer horário para tomar a pílula, mas dê preferência após o jantar ou almoço, assim não dá para esquecer. O importante é sempre tomar no mesmo horário e todo dia. Terminada as pílulas da cartela, dê um intervalo de 7 dias. Neste intervalo deve ocorrer a menstruação. Inicie outra cartela no oitavo dia, independente que tenha parado de menstruar ou não. É fácil memorizar: 3 semanas de anticoncepcional (21 dias), 1 semana de descanso e começa a tomar no oitavo dia. Toda cartela que você iniciar, vai ser sempre no mesmo dia da semana que a anterior.

E se esquecer de tomar um dia?

O esquecimento de uma pílula pode ser corrigido tomando-a dentro das 12 horas seguintes. Mas, é inadmissível esquecer a tomada a pílula, se tiver problemas em lembrar, pode colocar o alarme no celular

 Sinais que podem aparecer:

Náuseas, dor abdominal, aumento do peso corporal, dor de cabeça, alteração de humor, dor ou hipersensibilidade nas mamas.

Os sinais pouco frequentes ou raros que podem aparecer são: vômito, diarreia, retenção de líquido, enxaqueca, diminuição ou aumento do desejo sexual, aumento do tamanho das mamas, entre outros sintomas. Em relação ao limite de idade, mulheres acima de quarenta anos devem ser especialmente cuidadosas no sentido de usar a dose mais baixa e eficaz da pílula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário