quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tudo o que voce precisa saber sobre o seminario

O mais temido de todos os trabalhos da faculdade. Para muitos é um bicho de 7 cabeças e para outros é melhor do que uma prova! O seminário, palavra latina  que significa “viveiro de planta”, além de “germe, princípio, origem”.
Desse modo, o seminário é um espaço criado em sala de aula para semear ideias, conhecimento e aprendizagem. Para isso é preciso está atento para alguns criterios importantes, e o principal perder o medo de falar em publico. O seminario é tambem uma forma de preparar as pessoas para o mercado de trabalho, que dependendo da profissão precisara dar palestras, participar de congressos e tudo isso depende da comunicação. E voce verá que não é tao complicado assim. Se o problema é o famoso " dá um branco", pode ser falta de estudo, então procure dar uma estudada uma semana antes. Se o problema é a timidez, tem uma tática no final do post e procure não olhar para as pessoas. Dê uma olhada por cima e se concentre em 3 pessoas. É um medo que voce precisa superar e é melhor que seja de sua boa vontade! Então aproveite as dicas e arrase na apresentação ;)

Organizando:

Leia o conteudo do que vc vai apresentar  e pesquise na internet e em livros o seu tema.
Faça um resumo, tire apenas as coisas mais importantes.
Leia o resumo 5 vezes e procure entender, nada de decoreba isso sempre dá errado!!!
Crie topicos em um slide que lhe ajude a lembrar o que vc vai falar, tipo "palavra-chave" ou até mesmo o começo de uma frase. Agora pegue um papel e escreva tudo o que vc entende, se oriente pelos topicos.
Vá para frente do espelho e tente EXPLICAR o que voce entendeu, se oriente pelos topicos novamente.
Gesticule com as mãos para liberar a tensão.
Explique mais uma vez na frente do espelho, para os amigos ou em uma sala vazia, qualqer coisa serve.
Se vc se enganchou em alguma parte, leia e entenda. Agora explique!
Faça isso várias vezes, ajuda a memorizar. A ideia de vc passar para o papel o que entendeu, é porque vai colocar com as suas palavras, então é uma maneira de já memorizar.

Na hora do seminario procure manter a calma, leia uma vez e tente explicar. Pronto, ficar lendo nao adianta de nada, só faz vc ficar mais nervoso(a).

Dica: Na hora da apresentação se concentre em uma pessoa da prente e duas detrás. A pessoa da frente será uma de suas amigas. Se oriente pelo slide e não leve o papel para frente porque lhe dá insegurança e tira pontos, pense por esse lado!
Vá bem vestido.

Slide:

Prefira fundos escuros.
Não coloque figuras e textos ao mesmo tempo. Isso se chama poluição visual. A platéia não vai saber para o que olhar, se é vc falando, a imagem ou o texto.

Outros:

Procure falar alto, devagar e manter a postura. Nunca fique encostado em algo. A postura vale quase 3 pontos na apresentação
Não fique conversando com alguém do grupo.
Esteja atento ao tempo. Isso tambem é muito importante. Procure planejar antes o que cada um vai falar.
Evite girias e evite tambem olhar apenas para o professor. Seja gentil com a platéia e procure responder as perguntas que fizerem, se vc estudou saberá responder, ou então passe para o professor!
Para a apresentação ficar melhor ainda, procure videos na internet. Isso tambem é uma otima opção para apresentações curtas, porque toma mais tempo.
Nunca dê as costas para sua platéia.

Siga as dicas e supere o medo. Beijocas e até mais :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário